segunda-feira, outubro 17, 2005

Porquê cientista?

"The scientist does not study nature because it is useful; he studies it because he delights in it, and he delights in it because it is beautiful.
If nature were not beautiful, it would not be worth knowing, and if nature were not worth knowing, life would not be worth living"
Henri Poincaré


Morcegos: Possivelmente culpados e heróis

A síndrome respiratória aguda grave que tem sido provocada através de viagens de avião é causada por um novo vírus designado coronavirus Sars. O mais arrepiante é que esta entidade, para não dizer ser vivo (ideia negada hoje em dia pela comunidade científica), em morcegos mostrou uma proximidade significativa com o coronavírus Sars humano. "Eles podem ter ajudado a disseminar o vírus entre diferentes espécies de animais" escreveram investigadores da Universidade de Hong Kong no relatório publicado nos Procedimentos da Academia Nacional de Ciência.
Estimulante será esperar pelos resultados benignos que estes nossos "parentes" poderão implicar na sociedade humana.
Se por acaso haver capacidade de disseminação através dos "mamíferos voadores" a população consciente tal como este casal (receando o contágio com SARS) ficaria plenamente aliviada.


terça-feira, outubro 04, 2005

"Um Ano sem Luz"/ Uma vida com luz

Funeral

Durante a gravação destas faixas musicais brilhantes, almas aparentadas dos componentes musicais perderam-se. Neste sentido surgiu "Funeral".
Um indie rock vindo do Canadá que faz vibrar qualquer alma viva.


segunda-feira, outubro 03, 2005

Príncipe infernal do estômago

Bactéria Helicobacter pylori

Uma alma viva existente no meio humano, porém invisível ao nosso olhar. Por vezes o nosso organismo é submetido a estadias prolongadas deste ínfimo ser. No nosso interior, este puderá disfrutar de bons momentos e em troca recebemos aquilo que desejamos evitar e tememos, a Dor.

Os australianos Barry G. Marshall e J. Robin Warren poderão não ter sentido esta maldita dor, mas em 1982 fizeram uma notável e inesperada descoberta, quando concluíram que a inflamação do estômago, conhecida como grastrite, e a ulceração do estômago e do duodeno (úlcera péptica) são causadas por este microrganismo.

Barry J. Marshall J. Robin Warren

Barry G. Marshall J. Robin Warren

Hoje foi anunciando em pleno território nórdico, em Estocolmo, o prémio Nobel da Medicina 2005. "Graças à descoberta pioneira de Marshall e Warren, a úlcera péptica já não é uma doença crónica e muitas vezes incapacitante, mas uma doença que pode ser curada por uma curta terapêutica de antibióticos e inibidores de secreções ácidas", indica a Academia Nobel em comunicado.
Dois terços é a quantidade vítima da população mundial por este maldito príncipe infernal, mas graças a estes senhores nunca chega a sofrer quaisquer sintomas.